Utopia, socialismo e movimentos sociais

20:45

Em Pela mão de Alice: o social e o político na pós modernidade, no capítulo intitulado "Subjectividade, cidadania e emancipação", Boaventura de Sousa Santos defendia que seriam os novos movimentos sociais a criar um novo paradigma na era da pós-modernidade. O projecto da modernidade deveria caracterizar-se pelo equilíbrio entre regulação (por parte do Estado) e emancipação (por parte da sociedade). Defendia, então, Sousa Santos que seriam os novos movimentos sociais a travar o excesso de regulação do Estado. Para Boaventura de Sousa Santos os novos movimentos sociais preconizavam um novo paradigma social em que a cultura e a qualidade de vida ganham importância, denunciavam os excessos de regulação e as novas formas de opressão resultantes das relações de produção e valorizavam o quotidiano, “o campo privilegiado de luta por um mundo melhor”.
A teoria da emancipação, segundo Sousa Santos, deveria pautar-se pelas seguintes características: aceitar o capitalismo e o liberalismo como condições reais do sistema mundial e repensar o socialismo como “a utopia de uma sociedade mais justa e de uma vida melhor”, o princípio regulador da transformação pela emancipação da realidade sem se tornar algo de existente. A teoria da emancipação deveria ser entendida como um conjunto de lutas num processo sem fim determinado e fazer emergir a sociedade-providência, que não exclui o Estado das prestações sociais - na crença de que o Estado é um mal necessário e que a última etapa das utopias sociais é, inevitavelmente, o Socialismo (será, realmente, o Socialismo a paragem final das utopias sociais?).
Passados catorze anos da primeira edição do livro de Boaventura, ele faz ainda todo o sentido. Mas podemos continuar a perguntarmo-nos: onde estão os novos movimentos sociais em Portugal?
_____________

Boaventura de Sousa SANTOS (1994), Pela mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade. Porto: Afrontamento.

You Might Also Like

0 comentários

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.