"Nações sem território"?

05:58

Lista de alguns dos povos que lutam por um território independente reconhecido internacionalmente elaborada pelo sítio da Internet Parsifal.org a partir de um artigo do livro Questão Nacional e Marxismo organizado por Jaime Pinsky:


«Os curdos:

[...] Com cerca de 26 milhões de pessoas, habitam o que eles denominam de Curdistão, que fica entre o Norte do Iraque e o Oeste da Turquia.

Os católicos irlandeses:

O Eire, ou República da Irlanda, é independente e tem maioria católica. O restante, o Ulster, ou Irlanda do Norte, de maioria protestante, está sob domínio do Reino Unido.

Os católicos do Ulster querem a independência e patrocinaram por muito tempo a luta armada através do IRA.

Os bascos:

Com língua e cultura próprias, os bascos lutam para se separar da Espanha. Em 1959, durante a ditadura franquista, criaram a organização separatista ETA [...].

Os saarauís:

Habitam o Saara Ocidental, abandonado pela Espanha em 1975. [...] Marrocos o reivindicou para si. Desde 1991 a ONU tenta decidir a situação, mas até agora não há um acordo.

Os albaneses de Kosovo:

Os albaneses separatistas da província de Kosovo, na Sérvia [...].

Os turcos-cipriotas:

Em 1974, os turcos invadiram a ilha do Chipre, dividindo-a entre os turcos-cipriotas do Norte e os gregos-cipriotas do Sul, que já a habitavam. Surgiu a República Turca de Chipre do Norte que, no entanto, só é reconhecida pela Turquia.

Os abecazes e ossetianos:

Na Geórgia, dois povos brigam. A Abkházia quer independência desde 1992. Os ossetianos do Sul querem se integrar à Ossétia do Norte (divisão da Federação Russa) e declararam independência em 1990, que não foi reconhecida até hoje.

Os chechenos:

República de maioria muçulmana, a Chechênia é oficialmente parte da Rússia. Após o fim da União Soviética, os chechenos proclamaram independência, que não reconhecida, gera embates com os russos.

Os armênios:

Enclave armênio no Azerbaijão, o Nagorno-Karabakh é motivo de conflito. Em 1991, a região declarou-se independente e foi bombardeada pelo governo azeri. Os rebeldes continuam a luta pela independência, só reconhecida pela Armênia.

Os caxemires:

A Caxemira é dividida entre Índia e Paquistão. Muçulmanos da parte indiana querem a independência ou a anexação ao Paquistão. [...]

Os tâmeis:

De origem indiana e religião hindu, querem a independência do governo do Sri Lanka. Em 1983, teve início a luta armada contra os cingaleses [...].»


Um já está ... e agora?

_________

Referência bibliográfica: Jaime PINSKY (org.) (1980). Questão Nacional e Marxismo. São Paulo: Editora Brasiliense



You Might Also Like

3 comentários

  1. muito legal vocês colocarem esta lista na internet, me ajudou muito á fazer meu trabalho e mostrar que muitos paises precisam de ajuda.

    ResponderEliminar
  2. eeu gostariia de saber .. e os Palestinos ?????
    Beijos .. Aline Mendes akii

    ResponderEliminar
  3. Os palestinos, os galegos, os catalães, os andaluzes, os asturianos,...

    ResponderEliminar

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.