"Nações sem território"?
Lista de alguns dos povos que lutam por um território independente reconhecido internacionalmente elaborada pelo sítio da Internet Parsifal.org a partir de um artigo do livro Questão Nacional e Marxismo organizado por Jaime Pinsky:
«Os curdos:
[...] Com cerca de 26 milhões de pessoas, habitam o que eles denominam de Curdistão, que fica entre o Norte do Iraque e o Oeste da Turquia.
Os católicos irlandeses:
O Eire, ou República da Irlanda, é independente e tem maioria católica. O restante, o Ulster, ou Irlanda do Norte, de maioria protestante, está sob domínio do Reino Unido.
Os católicos do Ulster querem a independência e patrocinaram por muito tempo a luta armada através do IRA.
Os bascos:
Com língua e cultura próprias, os bascos lutam para se separar da Espanha. Em 1959, durante a ditadura franquista, criaram a organização separatista ETA [...].
Os saarauís:
Habitam o Saara Ocidental, abandonado pela Espanha em 1975. [...] Marrocos o reivindicou para si. Desde 1991 a ONU tenta decidir a situação, mas até agora não há um acordo.
Os albaneses de Kosovo:
Os albaneses separatistas da província de Kosovo, na Sérvia [...].
Os turcos-cipriotas:
Em 1974, os turcos invadiram a ilha do Chipre, dividindo-a entre os turcos-cipriotas do Norte e os gregos-cipriotas do Sul, que já a habitavam. Surgiu a República Turca de Chipre do Norte que, no entanto, só é reconhecida pela Turquia.
Os abecazes e ossetianos:
Na Geórgia, dois povos brigam. A Abkházia quer independência desde 1992. Os ossetianos do Sul querem se integrar à Ossétia do Norte (divisão da Federação Russa) e declararam independência em 1990, que não foi reconhecida até hoje.
Os chechenos:
República de maioria muçulmana, a Chechênia é oficialmente parte da Rússia. Após o fim da União Soviética, os chechenos proclamaram independência, que não reconhecida, gera embates com os russos.
Os armênios:
Enclave armênio no Azerbaijão, o Nagorno-Karabakh é motivo de conflito. Em 1991, a região declarou-se independente e foi bombardeada pelo governo azeri. Os rebeldes continuam a luta pela independência, só reconhecida pela Armênia.
Os caxemires:
A Caxemira é dividida entre Índia e Paquistão. Muçulmanos da parte indiana querem a independência ou a anexação ao Paquistão. [...]
Os tâmeis:
De origem indiana e religião hindu, querem a independência do governo do Sri Lanka. Em 1983, teve início a luta armada contra os cingaleses [...].»
_________
Referência bibliográfica: Jaime PINSKY (org.) (1980). Questão Nacional e Marxismo. São Paulo: Editora Brasiliense
muito legal vocês colocarem esta lista na internet, me ajudou muito á fazer meu trabalho e mostrar que muitos paises precisam de ajuda.
ResponderEliminareeu gostariia de saber .. e os Palestinos ?????
ResponderEliminarBeijos .. Aline Mendes akii
Os palestinos, os galegos, os catalães, os andaluzes, os asturianos,...
ResponderEliminar