Do amor

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"O tema fundamental de quase todas as comédias é a entrada em cena do génio da espécie com as suas aspirações e os seus projectos, ameaçando os interesses das outras personagens da peça e procurando destruir-lhes a felicidade. Geralmente consegue-o e o desfecho, em harmonia com a justiça poética, satisfaz o espectador, porque sente que os determinismos da espécie são superiores aos dos indivíduos; quando termina a representação, retira-se muito consolado, deixando os apaixonados entregues à sua vitória, associando-se à ilusão de que eles criam a própria felicidade, quando realmente só a sacrificaram ao bem da espécie apesar da previdência e da oposição dos mais velhos. Em certas comédias, tentou-se a representação do oposto e realizar a felicidade dos indivíduos, à revelia dos fins da espécie: mas neste caso o espectador experimenta o mesmo pesar que o génio da espécie e a nítida vantagem dos indivíduos não conseguem consolá-lo." 
SHOPENHAUER (2002: 53)

Perde-se em qualquer dos casos...
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SHOPENHAUER (2002). Metafísica do Amor. Lisboa: Guimarães Editores

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