"Transdniestria também quer ser independente"

10:12

José Milhazes, no seu blog darussia.blogspot.com, chama a atenção para a pretensão do território da Transdniestria de ver reconhecida internacionalmente a sua auto-proclamada independência, como consequência do reconhecimento, por parte da comunidade internacional, da independência do Kosovo. Podemos ler aí:

«O Ministério dos Negócios Estrangeiros da Transdniestria, região separatista da Moldávia, exige que a comunidade internacional reconheça a sua independência.

“A proclamação da independência e o posterior reconhecimento do Kosovo têm importância de princípio, porque criam um novo modelo de regularização de conflitos, baseado na prioridade do direito do povo à autodeterminação” – lê-se num comunicado publicado pela diplomacia dessa república não reconhecida.
Os dirigentes da Transdniestria estão convencidos de que esse modelo deve ser empregue em relação a todos os conflitos com bases políticas, jurídicas e económicas semelhantes.
[...]

O conflito entre a Moldávia e a Transdniestria começou há mais quinze anos, durante o processo de desintegração da União Soviética. A Transdniestria proclamou unilateralmente a sua independência em relação à Moldávia no início dos anos 90 no território de várias regiões moldavas da margem esquerda do rio Dniestre. Os separatistas justificaram a sua iniciativa com o facto de a Moldávia se pretender juntar à Roménia e de violar os direitos da população não moldava [...]

José Milhazes (19/02/2008)

Fonte: http://darussia.blogspot.com

Para notícias sobre o território de Transdniestria ver http://www.transdniestria.com/.

You Might Also Like

0 comentários

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.