A censura, descrita por qualquer outro nome, deixa de o ser?

09:44

Tomei ontem conhecimento da notícia que faz a capa da primeira edição (impressa) do jornal dos alunos de Ciência da Comunicação da Universidade do Minho, o ComUM: "Professor aconselhado a parar blogue humorístico".
Em causa está o conteúdo dos blogues pessoais (Dissidencias e Dissidenciastv) de Daniel Luís, professor da Universidade do Minho.
Segundo o jornal, o Conselho do Departamento de Sociologia da Educação e Administração Educacional (DSEAE), do Instituto de Educação e Psicologia (IEP) decidiu em acta que "a participação do referido docente em iniciativas humorísticas desprestigiava «a imagem do seu instituto e da UM»" (p.1).
Numa entrevista de duas páginas (8 e 9) Daniel Luís explica porque suspendeu os seus blogues, como lhe foi comunicada a decisão do DSEAE nesse sentido e as consequências que ela teve para a sua vida pessoal e profissional.
O jornal traz ainda a versão de Carlos Estevão, director do DSEAE, que, segundo o ComUm, depois de interrogado sobre o caso, respondeu que Daniel Luís terá cancelado os seus blogues por iniciativa própria, depois de aconselhado a "rever alguns elementos que fossem considerados incorrectos para um educador ou pedagogo" (p. 9).

Fui pesquisar os referidos blogues e pelo menos o Dissidenciastv ainda se encontra suspenso. O Dissidencias apresenta uma nota informativa (de 28 de Fevereiro) redigida pelo próprio Daniel Luís em que o docente justifica, em versão low-profile, a suspensão do blogue. No final desta nota informativa encontra-se também o voto de Repúdio aprovado pelo Conselho do Departamento de Sociologia da Educação e Administração Educacional, em 27 de Fevereiro de 2008, que o docente decidiu publicar e do qual retirámos as seguintes palavras:

" O docente Daniel Luís é o único responsável pelo encerramento dos seus blogues, a que procedeu de livre vontade na sequência de um apelo do seu Departamento, votado e lavrado em acta. Nada de mais público, de mais claro e frontal, com base em receios que lhe foram explicados e que em primeiro lugar o procuravam proteger na sua dignidade profissional e no conteúdo funcional da sua actividade como educador, área objecto, nos seus textos, de inúmeras referências atentatórias da dignidade de professores, alunos e responsáveis políticos, cuja acção o docente Daniel Luís é suposto estudar, investigar, ensinar e criticar em termos académicos, para o efeito beneficiando de condições institucionais e de toda a liberdade académica.
Em qualquer caso, o docente está no seu direito de se exprimir pelos meios e pelas formas que entender e, obviamente, é inteiramente livre de retomar, a qualquer momento, as formas de expressão que considerar oportunas a título individual. O Departamento não poderá, em tal caso, manter-se solidário com um dos seus membros, caso daí relevem consequências, ou efeitos não desejados, do ponto de vista do seu exercício profissional como professor e educador." (sublinhado meu)

Daniel Luís está livre para se expressar e para ... as consequências. Pergunto-me o que tem o DSEAE a ver com os hobbies dos seus docentes.

You Might Also Like

1 comentários

  1. "Daniel Luís está livre para se expressar e para ... as consequências." ou seja. podes falar e escrever à vontade mas se depois levares um murro na boca e ficares sem dentes não te queixes e se ficares sem emprego também não!

    É esta a Democratura em que vivemos.

    Sim, Democratura, uma ditadura travestida em democracia só para enganar a fome ao povo.

    Falam agora de asfixia?
    Já vivemos sem respirar há tanto tempo que virámos um povo anaeróbico!

    Obrigada pela partilha e pela denúncia.
    Abraços blogueiros

    ResponderEliminar

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.