Da moral

02:43

“«Caminhante sem rumo, era fatal que o homem empregasse o melhor da sua razão para construir o palácio de misérias em que vive emparedado. Não satisfeito em criar um outro mundo para lá do mundo sensível e inçá-lo de seres, diante de cuja omnipotência feroz passou séculos de cócoras, a bater os dentes de medo e a praticar toda a casta de atrocidades e loucuras, foi-se à mecânica singela da vida e considerou: o acto de geração podia ser apenas isto, tão simples e ao mesmo tempo tão ambicionável, e comum a todos os animais? Não, o constituir objecto de prazer era suspeito; mercê de suas derivações acidentais, reclamava censura; o ser uma faculdade de todos os viventes, ofensivo da sua dignidade antropocêntrica de homem. E a centelha que descobriu um Deus e a sua corte, o Diabo e a sua choldra nas trevas impenetráveis, ditou pela mente dos velhos doutores, desprovidos de orgasmo, e sacerdotes recheados de metafísica, todos eles mais estéreis que a figueira da Escritura, um código moral. Esse código governou o mundo e aí está ainda toda a noite de Valpurgis de aleijados físicos e morais, todos os farrapos da humanidade, atestar a sabedoria de seus princípios e o acerto dos seus mandamentos.
Pois quê, não foi a castidade erigida na primeira das virtudes, e a continência perpétua no ideal do estado de perfeição? Com tal doutrina, eu, criatura à imagem e semelhança de Deus, ultrajava a santa mulher que me trouxe nove meses no seio, chorou e riu sobre mim, e primeiro que a luz do céu me deu a luz dos seus olhos. Ultrajava o homem que fora, talvez, a alma gémea da minha mãe e seu braço tutelar. […]
É axiomático andar o problema dos sexos indissolùvelmente ligado à sorte das religiões. Que estejam no crepúsculo, os deuses vivem por milénios e levam centenares de anos na agonia. Homem, se queres amar livremente, derruba depressa os altares!»”


Aquilino RIBEIRO (1979). Andam faunos Pelos Bosques. Amadora: Bertrand Editora. P.p. 283-284.

You Might Also Like

0 comentários

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.