Para que serve um blog?

15:27

Há dias falava eu com o meu marido sobre o motivo de escrever um blogue (de ter um blogue). Para mim, não é só para organizar ideias e para ter feedback, também é, concordo, mas é também uma forma de estar ligado ao mundo. É parecido com a necessidade de ler notícias, de estar informado, de ler o que quer que seja, de fazer voluntariado, de contribuir para uma Organização de Solidariedade Social. De certa forma dá-nos a sensação de que, de algum modo, estamos a participar no mundo.
Querer saber, importar-se, é, eu creio, uma forma de acção, de participação. Não existe essa coisa do "não me importo com o que se passa lá fora... no mundo". No fundo, no fundo, todos nos importamos. E uma vez sabendo, tendo tido conhecimento do que de pior (e de melhor, também) existe, se faz, lá fora (mesmo perto), uma vez tendo olhado de perto, experienciado, ouvido, visto, não há como voltar atrás. Nada mais é igual. Não somos nós os mesmos. Nada mais é tranquilo, não há como não querer saber, não há como ficar alheado, não há tempo para ficarmos despreocupados, desencantados, não há tempo. Tudo importa, tudo é importante.



You Might Also Like

2 comentários

  1. Interessante texto.
    Não tinha pensado nos blogs como ferramentas ou sistemas colaborativos.
    Mas o blog não é uma coisa para egocêntricos, narcisistas, etc.?
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Creio que uma coisa não exclui necessariamente a outra.
    Por outro lado, penso que a classificação depende da forma como se olha para o blogue, depende do que se quer fazer dele, e, aqui, tanto me refiro ao olhar de quem lê como ao de quem escreve.
    Abraço

    ResponderEliminar

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.