Lacan: da psicanálise

14:09

“A psicanálise desempenhou um papel na direcção da subjectividade moderna e ela não poderia sustentá-lo sem ordená-lo no movimento que na ciência o elucida.Este é o problema dos fundamentos que devem assegurar à nossa disciplina seu lugar nas ciências: problemas de formalização, na verdade bastante mal abordado.Pois parece que, retomados por um viés do espírito médico em oposição ao qual a psicanálise teve que se constituir ainda que fosse a seu exemplo, com um atraso de meio século sobre o movimento das ciências a que tentamos nos unir. Objectivação abstracta de nossa experiência sobre princípios fictícios, e mesmo simulados do método experimental: encontramos aí o efeito de preconceitos dos quais seria preciso limpar primeiramente nosso campo se queremos cultivá-lo segundo sua autêntica estrutura.Praticantes da função simbólica, é espantoso que nos desviemos de aprofundá-la, a ponto de desconhecer que é ela que nos situa no centro do movimento que instaura uma nova ordem das ciências, com um requestionamento da antropologia.Essa nova ordem não significa nada mais do que um retorno a uma noção da ciência verdadeira que tem já seus títulos inscritos numa tradição que parte do Teeteto. Esta noção degradou-se, sabemo-lo, na reviravolta positivista que, colocando as ciências do homem no coroamento do edifício das ciências experimentais, a elas se subordina em realidade. Essa noção provém de uma visão errónea da história da ciência, fundada sobre o prestígio de um desenvolvimento especializado da experiência.Mas hoje as ciências conjecturais reencontrando a noção de ciência de sempre, nos obrigam a revisar a classificação das ciências que conservamos do século XIX […]. A linguística pode aqui nos servir de guia, visto que é esse o papel que tem na vanguarda da antropologia contemporânea, e não saberíamos, sobre isso, permanecer indiferentes.A forma de matematização onde se inscreve a descoberta do fonema como função dos pares de oposição formados pelo menores elementos discriminativos apreensíveis da semântica, nos leva aos fundamentos mesmos onde a última doutrina de Freud designa, numa conotação vocálica da presença e da ausência, as fontes subjectivas da função simbólica.E a redução de toda língua ao grupo de um número ínfimo dessas oposições fonéticas esboçando uma tão rigorosa formalização de seus morfemas mais elevados, coloca ao nosso alcance uma abordagem estrita de nosso campo.[…] é impossível não centrar sobre uma teoria geral do símbolo uma nova classificação de ciências onde as ciências do homem retomam seu lugar central enquanto ciências da subjectividade.[…] a exactidão se distingue da verdade, e a conjectura não exclui o rigor. E se a ciência experimental toma da matemática sua exactidão, sua relação com a natureza não deixa de ser problemática.”
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Jacques Lacan, “Função e campo da fala e da linguagem em Psicanálise”, Escritos, S. Paulo, Editora Perspectiva, 1996 pp. 150-151

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