Dia Internacional da Mulher

06:47


O facto de existir um dia internacional consagrado à Mulher é prova de que falar sobre assuntos de género ainda faz todo o sentido.

A jovem da foto é
Francine Nijimbere e é apenas um dos rostos de muitos outros casos de violência extrema contra mulheres no Burundi.
Francine Nijimbere viu os seus braços cortados pelo seu companheiro enquanto dormia. Segundo testemunhou à IRIN, a intenção do companheiro era matá-la. E qual a razão para tal acto? Francine Nijimbere não conseguiu dar à luz um rapaz. Depois de duas meninas o companheiro considerou que Francine não era digna de ser mãe. Absurdo dos absurdos, depois de detido, o seu companheiro foi amnistiado pelo presidente.
Histórias como esta abundam no país, silenciosamente. Diariamente mulheres, meninas, são violadas e obrigadas a coabitar com os seus agressores em situação de verdadeira escravatura. Este é, aliás, um dos procedimentos mais comum para obrigar as meninas ou jovens mulheres a casar ou coabitar à força.
Socialmente o crime de violação condena unicamente a vítima, o que faz com que o agressor se sinta protegido pela certeza da impunidade e pelo silêncio e impotência daquela.

Para mais informações consultar http://www.irinnews.org/

You Might Also Like

0 comentários

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.