Dos discípulos e dos crentes

16:20

"Agora vou sozinho. Oh! Meus discípulos! Também vós ides sozinhos! Assim o quero.
Afastai-vos de mim e acautelai-vos de Zaratustra! Mais ainda; envergonhai-vos dele! Talvez vos haja enganado.
O homem que busca o conhecimento não só deve amar os seus inimigos, mas deve também poder odiar os seus amigos. Recompensa mal um mestre quem se contenta a ser discípulo. E porque não ousais destroçar a minha grinalda?
Venerais-me. Pois bem, que aconteceria se um dia a vossa veneração sucumbisse? Tende cuidado. Não vos esmague uma coluna do templo!
Dizeis que acreditais em Zaratustra? Mas que importa Zaratustra? Sois meus crentes? Mas que importam todos os crentes?
Porque não vos tínheis procurado a vós próprios, me encontraste. Assim fazem todos os crentes: por isso qualquer fé vale tão pouco."

Friedrich NIETZSCHE (2004). Ecce Homo. Lisboa: Guimarães Editores. P. 22


You Might Also Like

0 comentários

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.