Entrevista a Noam Chomsky pelo dosorillas.org

21:06

O programa Señales de humo do sítio da Internet dosorillas.org entrevistou, na semana de 2 de Abril, Noam Chomsky.
Nesta entrevista Chomsky fala de temas tão diversos como os meios de comunicação alternativos, os movimentos da sociedade civil, o papel das Nações Unidas e da Europa nos conflitos mundiais e o "militarismo agressivo" dos Estados Unidos, para acabar com alguns pontos básicos sobre o que entende por Filosofia da Linguagem.
Chomsky sublinha aqui a importância do compromisso social não apenas para a manutenção dos meios de comunicação alternativos mas também, e sobretudo, para a criação efectiva de um outro mundo onde a integração sul-norte seja uma realidade, um mundo onde se vislumbre a verdadeira globalização "no sentido sério" da palavra. Interrogado sobre o papel do Fórum Social Mundial Chomsky compara-o à emblemática Internacional e dá crédito às suas acções.

Sobre o papel das Nações Unidas nos conflitos mundiais Chomsky reitera a sua acção limitada, quase sempre subordinada à vontade dos países ricos que dela fazem parte e oferece como exemplo a guerra no Iraque. Não obstante, mantém a sua crença no papel que desempenham alguns dos países da Europa e na sua oposição firme face ao que chama "militarismo agressivo" dos E. U. A., que desrespeita leis e opiniões internacionais. E principalmente mantém a crença nos movimentos civis mundiais, que lutam ininterruptamente por uma globalização no sentido de uma integração - os mesmos movimentos que são acusados de anti-globalização pelos protagonistas do neocolonialismo.


A entrevista pode ser ouvida e/ou descarregada em(inglês) http://www.dosorillas.org/podcast/audio/podcast-2008-04-02-94961.mp3 ou (espanhol) http://www.dosorillas.org/podcast/audio/podcast-2008-04-02-76873.mp3



«Si supones que no existe esperanza, entonces garantizas que no habrá esperanza. Si supones que existe un instinto hacia la libertad, entonces existen oportunidades de cambiar las cosas » (Noam Chomsky)
Fonte: dosorillas.org Via: Rebelion

You Might Also Like

0 comentários

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.