Entrevista a Noam Chomsky pelo dosorillas.org
O programa Señales de humo do sítio da Internet dosorillas.org entrevistou, na semana de 2 de Abril, Noam Chomsky.
Nesta entrevista Chomsky fala de temas tão diversos como os meios de comunicação alternativos, os movimentos da sociedade civil, o papel das Nações Unidas e da Europa nos conflitos mundiais e o "militarismo agressivo" dos Estados Unidos, para acabar com alguns pontos básicos sobre o que entende por Filosofia da Linguagem.
Chomsky sublinha aqui a importância do compromisso social não apenas para a manutenção dos meios de comunicação alternativos mas também, e sobretudo, para a criação efectiva de um outro mundo onde a integração sul-norte seja uma realidade, um mundo onde se vislumbre a verdadeira globalização "no sentido sério" da palavra. Interrogado sobre o papel do Fórum Social Mundial Chomsky compara-o à emblemática Internacional e dá crédito às suas acções.
Sobre o papel das Nações Unidas nos conflitos mundiais Chomsky reitera a sua acção limitada, quase sempre subordinada à vontade dos países ricos que dela fazem parte e oferece como exemplo a guerra no Iraque. Não obstante, mantém a sua crença no papel que desempenham alguns dos países da Europa e na sua oposição firme face ao que chama "militarismo agressivo" dos E. U. A., que desrespeita leis e opiniões internacionais. E principalmente mantém a crença nos movimentos civis mundiais, que lutam ininterruptamente por uma globalização no sentido de uma integração - os mesmos movimentos que são acusados de anti-globalização pelos protagonistas do neocolonialismo.
«Si supones que no existe esperanza, entonces garantizas que no habrá esperanza. Si supones que existe un instinto hacia la libertad, entonces existen oportunidades de cambiar las cosas » (Noam Chomsky)
Fonte: dosorillas.org Via: Rebelion
Comentários
Enviar um comentário