O negro virou verde e bio. Irá o verde e bio virar negro?
“[...] Devido ao interesse que as questões ambientais suscitam na Alemanha, o NPD apropriou-se recentemente deste tema, explica Franke. Envergando roupagens de cores verdes, a ideologia nazi está, assim, a reabrir caminho na sociedade. Entre Rostock e Schwerin, no Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental, surgiu um novo movimento de "regressão": famílias que querem viver "dentro do respeito pelos animais e pelas tradições".
"Os temas ecológicos assumem cada vez maior importância no discurso da extrema-direita", explica uma representante do centro regional para a cultura democrática de Roggentin. "O objetivo é levar as pessoas a deixarem de associar o NPD a um movimento político e a passarem a associá-lo a um grupo que estabelece simples pontes para a vida dos cidadãos." Um vizinho, que se inclui entre os defensores da "regressão", fala-nos de homens, com blusões de aviador e botas rangers, que acendem tochas e cantam canções do folclore. Conta-nos ainda que um responsável da segurança interna o visita periodicamente, para tomar um café e saber das notícias locais. [...]”
Excerto do artigo “Neonazis com certificação biológica”, de Christian Thiele e Marlene Weiss publicado no Directório da União Europeia.
Comentários
Enviar um comentário