Eleições na República Democrática do Congo

13:31



Imagem: Wikipedia

No dia 28 de Novembro, esta segunda-feira, haverá eleições na República Democrática do Congo. O sítio da Embaixada Portuguesa em Kinshasa na Internet abre com uma advertência aos viajantes para que não viagem para o país. Jornalistas um pouco por todo o mundo alertam para os perigos de as fraudes eleitorais incendiarem uma onda de protestos que, seguramente, acabarão refreados com violência. 
O RNW Africa fala em "eleições caóticas", denunciando a ausência de listas de votantes,  de urnas, de cédulas ou instruções para os eleitores,  a apenas poucos dias das eleições. A mesma fonte informa que se tem verificado também confusão na localização das urnas: há assembleias de voto que deveriam existir e não existem e vice-versa.
Um jornalista escreve no The New Your Times que um relatório das Nações Unidas denuncia que milícias liderados por candidatos ao parlamento têm violado e amedrontado a população para assim conseguir votos. O jornalista cita ainda o relatório do Alto Comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos que fala em "intimidação, ameaças, incitamento, prisões arbitrárias e violência" (vd. o vídeo abaixo).
Para desestabilizar ainda mais o processo eleitoral, interesses estrangeiros têm sido acusados de financiar o partido do governo.  

Para saber mais sobre o Congo e sobre o processo eleitoral deste ano, sugiro o sítio da BBC dedicado às eleições no país: http://www.bbc.co.uk/news/world-africa-15775445.

You Might Also Like

0 comentários

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.