A Federação Europeia

23:22

Imagem: Wikipedia

Paul Krugman, prémio Nobel da Economia de 2008, recordou, num artigo do The New York Times, traduzido para português na edição de Março do Courrier Internacional (versão portuguesa) o sonho europeu original, personificado por Robert Shuman. Krugman recorda Shuman para apontar o único caminho para resolver a crise do euro e da Europa: a concretização do verdadeiro federalismo europeu.

"Haverá alguma esperança de uma saída mais feliz? Em caso afirmativo, esta teria de implicar novos e importantes passos no caminho para a "Federação Europeia" a que Robert Schuman aspirava há 60 anos.
[...] Passaram 60 anos desde a altura em que a declaração de Robert Schuman lançou a Europa no caminho para uma maior unidade. Até agora, embora lenta, essa jornada tem sido feita na direcção certa. Isto deixará de ser verdade se o projecto da moeda única falhar. O fracasso do euro não iria fazer recuar a Europa para os tempos dos campos de minas e do arame farpado, mas representaria um golpe, porventura irreversível, para as esperanças de uma verdadeira federação europeia.
Irão as grandes nações europeias deixar que isso aconteça? Ou irão aceitar a responsabilidade - e talvez também os custos - de cuidar dos seus vizinhos? O mundo inteiro está à espera da resposta."

Paul Krugman (2011). "A europa pode ser salva em 2011?". In Courrier Internacional (versão portuguesa). Março de 2011, pp. 68-74.

You Might Also Like

0 comentários

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.