"Ninguém é o verdadeiro anarquista"

00:27


Imagem: Wikipedia

Brilhante texto de Rui Tavares:
"Filosoficamente, sou pirronista. O pirronista é aquele que nem sequer sabe que nada sabe. Politicamente, sou anarquista. E cada anarquista é-o de vinte formas diferentes, sempre imperfeitas. O verdadeiro pirronista, porém, pergunta-se: como sei que sou pirronista? O verdadeiro anarquista, porém, afirma: ninguém é o verdadeiro anarquista.
Para ser sincero, não gosto de ter opiniões. Opiniões não são coisas que se tenham, como quem constrói um relatório ou um portfólio. [...]
A tragédia é que, quanto mais vou cultivando a palavra escrita, mais fracasso na palavra falada. Hesito antes de dizer. Ainda não pronunciei e já imagino a objeção. Mais: antecipo já duas ou três objeções de sinal contrário. Calo-me. Quando escrever descobrirei o que penso. (http://ruitavares.net/textos/esquecer-caras-escolher-palavras-2/)"
E, a maior parte das vezes, nem aí.
É como se estivesse a ler a minha caracterização. Anarquista era a única coisa que eu sabia que podia caracterizar-me, sem correr o risco de me chamarem incoerente. Descobri aqui que de vez em quando também sou pirronista. E claro, desconfio que também sofra de prosopagnosia: figuras ridículas e idiotas faço a toda a hora, pelas mesmas razões.

Da mesma maneira, também calo antecipando as objecções: vejo mil contrapontos aos meus próprios argumentos. Dou a tese e a antítese, e penso ainda que sobram outras tantas.
Obrigada, Rui, pela sintonia.

You Might Also Like

0 comentários

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.