Na pele de um imigrante
A Breakthrough, uma organização norte-americana sem fins lucrativos que usa a educação, os media e a cultura popular como meios para promover os direitos humanos, desenvolveu o ICED ("I Can End Deportation"), um jogo para computador que tem como objectivo dar a conhecer as dificuldades com que um imigrante ilegal se depara quando entra em território dos E.U.A.. O jogo tem um declarado cunho de alerta social: o jogador do ICED, que conta com cinco personagens criadas com base em casos reais, tem como principal missão conquistar a cidadania norte-americana, tentando ultrapassar alguns obstáculos e tomando decisões importantes para o rumo do jogo.
O jogo pode ser descarregado para PC ou Mac em http://www.icedgame.com/#1. Neste sítio é também possível encontrar informação sobre a política de imigração dos Estados Unidos e ainda um itinerário para professores, para ser usado com os alunos nas aulas. Este itinerário é constituído por uma planificação para quatro aulas, em que os debates sobre as questões sobre imigração ocupam o centro, e também por sugestões para mobilização ou chamadas de acção tendo em vista o mesmo tema.
Nada mais a propósito, dois dias depois do Governo Espanhol ter oficializado o "Plano de ajuda ao retorno Voluntário de Imigrantes" e alguns meses depois de o Parlamento Europeu aprovar a sua controversa “Directiva do Retorno”.
fonte: http://www.revistabr.com/ (p. 22)
Una propuesta de juego muy interesante. Voy a intentar aplicarla este fin de semana, cuando tengo tiempo, y veré los resultados. La simulación ayuda muchas veces a comprender la realidad. Un abrazo
ResponderEliminar