Protocolo Modificativo do Acordo Ortográfico foi hoje aprovado
14:52«A votação, hoje, do protocolo, que prevê a inclusão de Timor-Leste no âmbito do acordo e estabelece que, no prazo acordado de seis anos, o acordo ortográfico poderá entrar em vigor em todos os países de língua oficial portuguesa desde que três o tenham ratificado (bem como este novo protocolo adicional), decorreu sem surpresas. [...]Falando aos jornalistas no final do debate, o ministro da Cultura manifestou-se "muito contente" e rejeitou que o Governo tivesse feito "ouvidos de mercador" ao abaixo-assinado que recolheu mais de 20 mil assinaturas na net.
"Não parece ser o momento adequado para levantar esse tipo de problemas. Só tenho pena que nos últimos 17 anos, desde a ratificação do acordo ortográfico, não se tenha falado nem feito muitas diligências", disse Pinto Ribeiro.»
Fonte: clix.expresso.pt
3 comentários
Todos los días me acerco a tu puerta virtual. La abro sigiloso. Y sin pedir permiso, entro en la confortable estancia que has logrado crear con tu blog. Y, sin hacer ruido, lo leo tranquilo, y me relaja, pero sobre todo aprendo cosas, avanzo en el conocimiento de la lengua portuguesa, que leo y entiendo mais nao falo bem. Me tomo un café virtual. Respiro el cálido aroma de la habitación. Y salgo lentamente. Salgo enriquecido por lo que he aprendido y por lo que voy a aprender. Obrigado. Un abrazo
ResponderEliminarDeixando a política de lado, penso que quem ganha é a Lusofonia.
ResponderEliminarBom Fim de Semana
Olá Ludo Rex!
ResponderEliminarEm questões de língua a política nunca esteve alheada. E esta foi uma decisão política, como não poderia deixar de ser! Como disse, não sou contra o acordo, abster-me-ia se tivesse voto político.
Mas este é, assim o espero, o primeiro passo para a definição de uma política linguística efectiva, não de faz-de-conta. O pior que se poderia fazer agora seria baixar os braços e pensar que já está tudo feito. Os debates em torno deste acordo foram, não tenho dúvida, extremamente férteis para chamar a atenção para a língua e ainda bem que surgiram! Espero que eles não acabem aqui. Que o interesse pela língua e pelas políticas culturais demonstrado pelos cidadãos integrantes da lusofonia não desapareça!
E, mais uma vez, obrigada pelos comentários!
Beijos (em português!)