Europa

A propósito da ameaça de ocupação da Grécia

10:54

Imagem: autoria de André Wander Bastos, capa do livro de Zimmermann (1999)

"Há, pois, do ponto de vista democrático, uma constatada carência na estrutura institucional da União Européia, que pode levar as suas emuladas decisões à perda de legitimidade em função de um novo elitismo político e do temor do cidadão europeu quanto à complexidade e o distanciamento popular do processo decisório deste poder supranacional. Neste caso, a participação mais efetiva do cidadão é praticamente anulada pela estrutura antidemocrática da União, destarte o órgão mais importante da mesma, o Conselho Europeu, ser composto por representantes indiretos e não diretamente eleitos, como democraticamente é de melhor alvitre." 
Augusto ZIMMERMANN (1999), "Federalismo na União Europeia". In Teoria Geral do Federalismo Democrático. Rio de Janeiro: Editora Lumen Juris, pp. 233-234
É curioso o facto de Zimmermann incluir a União Europeia num exemplo de federalismo. Questiono-me sobre o que pensará o autor hoje.

Copyright

Se não podes vencê-los, junta-te a eles

23:21

 "Los internautas más beligerantes, con su filosofía libertaria y sus teorías del procomún y de la copia libre, llevan ya unos años enfrentándose con virulencia a los adalides de los derechos de autor y del intervencionismo estatal. No entraré en los argumentos que se están esgrimiendo desde las trincheras de ambos campos en lo que quizá sea el debate intelectual más apasionante del último lustro. Me parece que no es el momento y hace tiempo que asumí que estoy entre los perdedores: las minas tradicionales se están cerrando y yo me cuento entre quienes luchan para defender un anacrónico medio de subsistencia.  
Lo que sí quería resaltar es la curiosidad de que, por primera vez en la historia reciente, el colectivo de artistas, vamos a llamarlos clásicos, se han encontrado en una situación descaradamente retrógrada y reaccionaria. Y eso, para quienes están acostumbrados a ser la vanguardia cultural de nuestras sociedades, es una situación insólita e incómoda, de la que no saben cómo salir. Yo sospecho que será con los pies por delante. Así que vayamos entonando un réquiem y esperemos que los vencedores se muestren piadosos. La batalla, tal y como está planteada en estos momentos por los culturetas, está perdida de antemano."
José Ángel Mañas, "¿El fin de la dictadura del 'culturetado'?",  El Pais, 26/01/2012 (sublinhado meu)
Via Álvaro Iriarte Sanromán (@alvaro_iriarte)

bolsas

Plataforma Inter-Bolsas

17:07



Dando continuidade à iniciativa que atribuiu, há cerca de um ano atrás, sete bolsas individuais de investigação a projectos em áreas tão diversas como Biologia, Ciência Política e Antropologia, o eurodeputado Rui Tavares lança este ano o concurso de ideias  Plataforma Inter-Bolsas, tal como havia prometido no final do ano de 2011. O concurso tem por finalidade construir um sítio na Internet que sirva de ponto de encontro entre candidatos a bolsas de investigação e pessoas ou entidades que queiram apoiar essas bolsas e esses candidatos. 
"Contribui-se assim para a recriação de um mutualismo para o novo século, baseado como sempre no reforço dos laços de solidariedade em tempo de crise, mas potenciado pela partilha de ideias na sociedade em rede."
A candidatura ao concurso de ideias para a criação deste sítio na Internet poderá ser feita a partir do dia 1 de Março. Para mais informação, consulte o  sítio  http://ruitavares.net/bolsas/.

Donny Hathaway - Someday We'll All Be Free

12:10



"Hang onto the world as it spins, around.
Just don't let the spin get you down.
Things are moving fast.
Hold on tight and you will last.
Keep your self-respect your manly pride.
Get yourself in gear,
Keep your stride.
Never mind your fears.
Brighter days will soon be here.
Take it from me someday we'll all be free
Keep on walking tall, hold you head up high.
Lay your dreams right up to the sky.
Sing your greatest song.
And you'll keep, going, going on.
Just wait and see someday we'll all be free.
Take it from me, someday we'll all be free.
Take it from me someday we'll all be free.
Take it from me, take it from me, take it from me."

Donny Hathaway

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.