Direitos

Todos os seres-humanos deveriam ter o direito de expressar-se na sua língua materna

15:49



O Dia Internacional da Língua Materna, proclamado pela UNESCO em 1999 e posteriormente reconhecido pela Assembleia Geral das Nações Unidas, pretende promover o multilinguismo e a diversidade linguística em todo o mundo. O DILM é celebrado pela UNESCO todos os anos, a 21 de Fevereiro, desde o ano 2000, como reconhecimento pelo Movimento do Dia da Língua Bengali, originário do que é agora conhecido como Bangladesh (antigo Paquistão oriental). A data, 21 de Fevereiro, representa o dia em que diversos estudantes do então Paquistão foram mortos a tiro pela polícia quando protestavam pacificamente contra a decisão do então governador da região de instituir o Urdu como a única língua nacional. Os estudantes reivindicavam o Bengali, a sua língua materna, como uma das línguas nacionais. Uma resolução de 16 de Maio de 2009 da Assembleia Geral das Nações Unidas (A/RES/61/266) declara posteriormente o ano de 2008 como o Ano Internacional das Línguas e apela aos seus estados membros a “promover a preservação e protecção de todas as línguas usadas por todos os povos do mundo”. Desde então a UNESCO tem vindo a promover o multilinguismo e a diversidade linguística em todo o mundo. Segundo a UNESCO, metade das 6.000 línguas vivas do mundo estão em perigo de desaparecer.
Como afirma Irina Bokova, “as línguas maternas, juntamente com a diversidade linguística, são importantes para a identidade dos indivíduos. Como fonte de criatividade e veículos de expressão cultural, elas são importantes para a saúde das sociedades.” (Mensagem por ocasião do Dia Internacional da Língua Materna, 21 de Fevereiro de 2011).
Este ano o tema do DILM é dedicado às tecnologias da informação e comunicação como veículos para a promoção e salvaguarda das línguas e da diversidade linguística.
Vê o programa nos endereços em baixo. Aproveita para dar uma olhadela sobre a história do DILM.


Hiperligações:
Página das nações Unidas sobre o DILM: http://www.un.org/en/events/motherlanguageday/
Atlas da UNESCO das línguas em perigo: http://www.unesco.org/culture/languages-atlas/index.php

Blogosfera

A partir de hoje, também no Chapa Branca

23:04



A partir de hoje, aceitando um convite pessoal, também escreverei para o Chapa Branca, um blog brasileiro sobre marketing e activismo social, que se tem estabelecido como um espaço de referência na blogosfera brasileira e internacional.
Criado em 2008 por Hélio Teixeira, publicitário e profissional de comunicação, o Chapa Branca, tal como vem definido na página do blog, "dedica-se prioritariamente às campanhas sociais e [à] publicidade sem fins lucrativos" e tem por objectivo principal despertar o olhar crítico do leitor, mantendo-o informado sobre campanhas e marketing sem fins lucrativos de cariz social e institucional.
O Chapa Branca serve ainda de espaço de pesquisa e reflexão sobre Comunicação "mediada por meios digitais".
Boas leituras!

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.