Comunicação Social

A propósito da WikiLeaks

14:51


A propósito da WikiLeaks, vale a pena ler o artigo de Miguel Carvalho na Visão. Deixo aqui um excerto:

"Discute-se agora para onde vamos.
Dou uma ajuda: esqueçam Marx e Steve Jobs, Che Guevara ou Bill Gates. Ou então misturem tudo isso e mexam bem. O presente e o futuro escrevem-se já, para o bem e para o mal, a uma velocidade furiosa, encriptada e subversiva. Em coffee-shops, caves medonhas, sótãos ou num vão de escada, gente rebelde, de gola alta ou mochila a tiracolo, de ganga coçada e fato-de-treino, com uma ginástica mental sem precedentes e uma invisibilidade quase total, terá o refinamento, os meios e novas velhas causas pelas quais lutar. A primeira guerra cibernética começou. Virão mais. Como diria o outro, habituem-se."
Antes a verdade que as mentiras convenientes. Não há nada mais perigoso para a paz e segurança internacionais que a manipulação jornalística, política e ideológica da História.

Direitos

10 de Dezembro - Dia Internacional dos Direitos Humanos

09:50

Dizemos que não temos tempo,
Dizemos que não vale a pena,
Dizemos que há demasiado a fazer,
Dizemos que já fizemos o suficiente,
Dizemos que é para depois,
Dizemos "se alguém fizer...",
Dizemos "é impossível!",
Dizemos que a culpa é da corrupção,
Dizemos que a culpa é do Outro,
Dizemos que é reaccionário,
Dizemos que é subversivo,
Dizemos que é hipocrisia,
Dizemos que tudo vai permanecer igual,
Dizemos que é utopia,
Dizemos que é insensatez,
Dizemos que são aspirações de criança,
Dizemos que não temos voz,
Dizemos que não temos força,
E seguimos o nosso caminho.

Hoje, nem que seja por hoje, só por hoje,
agarra uma luta,
defende uma causa,
ou, pelo menos,

MANTÉM-TE INFORMADO,
MANTÉM-TE INFORMADO e CRÍTICO.


América latina

"Quer um Brasil melhor? Bota fé na gente."

00:33





Furtei o comentário que exponho a seguir a Erivan Santiago, escrito a propósito das mais recentes notícias de violência no Rio de Janeiro, e a propósito destas fotografias sobre o assunto:
Gostei do MARIAFRO mas não gostei do comentário "Quebrar barraco na Vila Cruzeiro é fácil". Tá de brincadeira, né?
Quero ver quebrar todas as trincheiras e bunkers desses e de outros bandidos (e isso também passa por quebrar o sigilo bancário e outros sigilos de muitos bandidos, como vem quebrando um certo cara da Austrália).
O Brasil precisa é de uma boa reforma urbana e agrária. Uma reforma comprometida com o interesse do cidadão e não com o interesse do capital. Cidade nenhuma pode ser maravilhosa com uma população de mais de 6.000.000 de pessoas (segundo o mais recente censo do IBGE).
Já é hora de acabar com as favelas, de criar condições para o desenvolvimento das pequenas e médias cidades, criar condições para o desenvolvimento do pequeno e médio produtor rural. Já é hora de criar condições para evitar a fuga para os grandes centros urbanos e tratar de reverter o processo.
E eu não falo só do retorno à casa. Há muita gente que nasceu no Rio mas que gostaria de tentar a vida num outro Brasil; muita gente que até mora fora do país e que tá doida para voltar e investir suas economias, seus esforços e seu potencial em qualquer pedacinho dessa terra que lhe paraça credível. Nosso país é todo maravilhoso!
O cidadão precisa de qualidade de vida; o capital precisa de quantidade de gente.
O Rio precisa de reformas estruturais e não pode ser visto fora do contexto regional e nacional. O Brasil precisa de reformas estruturais, … inclusive para melhorar o resto do mundo.
Tá mais do que na hora de dar um basta nesse poder paralelo que impera nas favelas mas que lá não mora. Quer mesmo vencer o tráfico nas favelas? Dá trabalho, formação e dignidade ao favelado. Investe nos jovens e protege a todos.
O trabalho de proteção já começou mas merece severas críticas. Uma delas é que foi executado com emoção do civil (sob a influência do medo, da pressão da mídia e do momento político) e concebido por miolo de militar (onde casualties e "baixas inevitáveis" são aceitas com uma certa naturalidade).
A verdade é que, embora urgente, essa operação – eminentemente militar – não poderia ter sido iniciada sem a evacuação de toda a população daquela área (sim, um enorme trabalho que exigiria um grande investimento em recursos humanos e financeiros, planejamento adequado, muito contrôle, muita ordem e cuidados próprios de uma situação de conflito armado). A população não poderia jamais - de forma alguma – estar exposta como se encontra. Sim, nós estamos a violar a lei, o Direito Internacional Humanitário, e nós vamos, sim, ter causalities. Mas essas «baixas» serão sempre vidas, vidas que poderiam e que deveriam ser protegidas e conservadas.
E depois da ocupação, o que vamos fazer com o pequeno soldado, o sinaleiro e o jovem distribuidor de drogas no varejo? Vamos esquecer que, dada a nossa omissão, muitos foram obrigados a trabalhar para o tráfico ou seduzidos pelo dinheiro e pelos encantos do traficante? Vamos esquecer que muitos deles são viciados e necessitam tratamento adequado? Vamos botar todo mundo na cadeia, tratá-los com o Sistema de Justiça Penal que nós temos ou o quê?
O que vamos fazer depois da invasão e da caça aos tesouros? Quem será o novo dono da bola? Ninguém mais vai querer vender e comprar drogas e armas nas favelas do Rio de Janeiro?
Que política melhor que a da inclusão social?
Quer acabar com o favelado? Dá condições para ele se desenvolver.
Quer um Brasil melhor? Bota fé na gente.

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.