Direitos

Não é bem discriminação... é outra coisa qualquer que não sei bem o que lhe chamar

16:05

Mas por que considera que ser homossexual é ter um comportamento de risco? A pergunta não devia ser: Fez sexo desprotegido, independentemente da orientação sexual?

Todos os dados apontam no sentido de haver uma maior liberalidade do comportamento das pessoas que têm sexo com outros homens. E vou evitar usar a palavra homossexual, porque parece que não é politicamente correcto. Por causa do politicamente correcto, quase nos falta palavras para usar. Não posso falar de selecção de dadores, que me chamam Hitler. Nós não temos absolutamente nada contra os homossexuais. A doação de sangue é feita sem olhar a religião, a partidos, a nada. É feita porque há pessoas que precisam dela. Todo o esforço tem que ser o de encontrar o melhor sangue. Mas então toda a Europa, todo o mundo está enganado? Países muito liberais, como a Holanda ou a Suécia, estão enganados quando dizem que esse comportamento é de risco?

[...]

Assume que há uma discriminação, mas justifica-a por segurança.

Não discriminamos. Mas temos por obrigação garantir que fazemos tudo pela segurança. Mesmo sendo injustos para algumas pessoas que poderiam dar sangue mas que, na dúvida são excluídas. A malha é muito apertada. Quando uma pessoa se apresenta assumidamente como homossexual e quer dar sangue, eu interpreto como uma provocação. Quem quer vir dar sangue não vem com esta atitude. "


(Entrevista de Rute Araújo ao Presidente do Instituto Português do Sangue (itálico meu))

Fonte: jornal i online via Arrastão

Consumo

Earth Water

11:49

earth-water

A água embalada Earth Water é o único produto no mundo com o selo do Alto-Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), revertendo os seus lucros a favor do programa de ajuda de água daquela instituição.

A nível nacional, a Earth Water é um projecto que conta com a colaboração da Tetra Pak, do Continente, da Central Cervejas e Bebidas, da MSTF Partners, do Grupo GCI e da Fundação Luís Figo.

Com o preço de venda ao público (PVP) de 59 cêntimos, a embalagem de Earth Water, como diz no rótulo, «oferece 100% dos seus lucros mundiais ao programa de ajuda de água da ACNUR».

Actualmente morrem 6 mil pessoas no mundo por dia por falta de água potável.

Com 4 cêntimos, o ACNUR consegue fornecer água a um refugiado por um dia.

Fonte: blog thesilentvoid

A água está à venda nos hipermercados Modelo e Continente.

Biosfera

Consumo sustentável

21:21


No passado dia 10 de Julho foi apresentado o portal www.consumosustentavel.org, enquadrado no projecto "Territórios Sustentáveis". Este projecto é coordenado pela associação Cores do Globo (Associação para a Promoção do Comércio Justo), é co-financiado pelo IPAD (Istituto Português de Apoio ao Desenvolvimento e conta com a parceria do ISU (Instituto de Solidariedade e Cooperação Universitária) e da Quercus (Associação Nacional de Conservação da Natureza).
No portal podemos encontrar informação acerca de práticas de consumo responsável e sustentável, bem como divulgação de iniciativas e de resultados de experiências feitas: " Para além de reflectirmos sobre os efeitos ambientais do consumo (a vertente mais popular no debate sobre a sustentabilidade), juntamos-lhe as preocupações económicas e sociais que se escondem por detrás das práticas de aquisição de bens" (Inês Cardoso, coordenadora do projecto).

Fonte: Alternativa (googlegroups)

Biosfera

Se vai à praia, dê uma ajuda

16:04

"Com a chegada do Verão e a abertura da época balnear, a Quercus lança um desafio aos seus voluntários: que nos ajudem a classificar as zonas balneares de todo o país durante as próximas três semanas.

Até ao dia 20 de Julho, pedimos-lhe que avalie a(s) praia(s) - costeiras ou fluviais - por onde passar, preenchendo e enviando-nos para este e-mail (voluntarios@quercusancn.pt) um pequeno formulário com os seguintes dados:

1 - Nome da praia e concelho onde se insere

2 - Data e período (a que horas, aproximadamente) em que esteve na praia

3 - Avaliação da praia - classifique os seguintes aspectos de 1 a 5 (sendo 1 Mau; 2 Medíocre; 3 Aceitável, 4 Bom e 5 Muito Bom)

3.1 - acessos à praia (estacionamento indevido de veículos nas dunas ou em zonas proibídas; pisoteio de dunas;...)
3.2 - grau de limpeza do areal
3.3 - grau de limpeza e condições das instalações sanitárias
3.4 - qual a data da última análise à água afixada (informação obrigatória - consulte painel à entrada da praia ou pergunte ao nadador-salvador)
3.5 - recipientes para recolha indiferenciada e/ou selectiva de lixo/resíduos
3.6 - presença de cães (não é permitida, excepto no caso de cães-guia para invisuais)

4 - A praia tem Bandeira Azul?

5 - Se puder, tire e envie-nos fotografias que ilustrem bons e/ou maus exemplos relacionados com os aspectos anteriores na(s) praia(s) em questão.

Com a contribuição de todos os voluntários de diferentes áreas do país, incluindo os arquipélagos dos Açores e da Madeira, a Quercus pretende fazer um levantamento real da qualidade das zonas balneares, que será resumido no final do mês de Julho num relatório a divulgar.

Contamos consigo!"

Fonte: Univa (Associação Académica da Universidade do Minho)

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.