Ciência

3ª Conferência OpenAccess

00:37


Nos passados dias 15 e 16 de Dezembro realizou-se na Universidade do Minho a 3ª Conferência OpenAccess.

De entre os temas que foram tratados destacaria a problemática em torno de dois pontos fundamentais em políticas de acesso livre: o reconhecimento e acreditação dos data que são produzidos e disponibilizados em repositórios de acesso livre e a sua sustentabilidade.

A conferência serviu ainda para apresentar o portal RCAAP, Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal, o primeiro repositório científico português de acesso livre. O RCAAP é uma iniciativa da UMIC, a Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP, que teve a participação técnica e científica da Universidade do Minho e que conta, para já, com onze instutuições públicas portuguesas, a saber os Hospitais da Universidade de Coimbra, o Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, a Universidade Aberta, a Universidade de Coimbra, aUniversidade de Lisboa, a Universidade do Algarve, aUniversidade do Minho, a Universidade do Porto, a Universidade dos Açores, aUniversidade Nova de Lisboa , a Faculdade de Ciências e Tecnologias Universidade Técnica de Lisboa.

O RCAAP tem como dois dos seus principais objectivos difundir os resultados da actividade de investigação científica em Portugal e facilitar o acesso público a estes resultados.
É de lembrar que, como vem referenciado no portal da UMIC, a Universidade do Minho foi a primeira universidade portuguesa a disponibilizar um repositório científico de acesso livre, abrindo com isto caminho para novas iniciativas noutras universidades do país.

De lembrar também que foi há mais de dois anos que o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas subscreveu a Declaração de Berlim sobre Acesso Aberto ao Conhecimento nas Ciências e Humanidades. O RCAAP é apenas um dos progressos no sentido de honrar esse compromisso.


Direitos

Da Banca

20:01


Quando ontem lia a notícia da TSF intitulada "Bancos portugueses lucraram mais de mil milhões no primeiro semestre" lembrei-me das notícias de há quase um mês que anunciavam as medidas do Governo para injectar milhões de euros na banca e disse, num desabafo mais de vergonha que de espanto: há algo de muito perverso neste sistema.
Eu, que emudeci, deixo aqui um excerto do post que Fernando Manero deixou no seu blog há uns dias atrás:
¿Y esto es normal? se pregunta el ciudadano de la calle, atónito ante el sesgo privilegiado de las ayudas a los Bancos, cuando sabe que muchos de ellos están obteniendo beneficios y, sobre todo, cuando sabe también, o al menos lo intuye, la cantidad de servicios, infraestructuras, dotaciones que podrían mejorarse con una fracción casi testimonial de tamaño pastel.
Sim, mãe, exponho aqui a tua pergunta retórica: que utilidade pública têm os bancos?

Cooperação

5 de Dezembro: Dia Internacional do Voluntariado

16:42


O Dia Internacional do Voluntariado foi criado pela Assembleia Geral das Nações Unidas no dia 17 de Dezembro de 1985 com o objectivo de promover, incentivar e valorizar o serviço voluntário em todo mundo.

E porque hoje é dia 5 de Dezembro, porque não visitar o site http://www.onlinevolunteering.org/en/vol/index.html e dar uma vista de olhos pelas várias oportunidades de contribuir para um mundo melhor. Para quem não gosta de sair de casa e quer passar algum tempo a fazer alguma coisa útil, este é o lugar ideal. Junta voluntários e organizações. Aos voluntários que queiram registar-se são oferecidas várias formas de colaborar (através de pesquisa sobre tópicos específicos, tradução, edição de documentos, formação, etc.).

A todos os voluntários em todo o mundo, parabéns pela resistência e pelo optimismo!

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.